Veja no YouTube

luteciaesp

segunda-feira, 24 de maio de 2010

OS PERIGOS DA DENGUE!

Parece chover no molhado de tanto se ouvir falar no assunto, mas a dengue, que hoje coloca Monlevade em estado de emergência, é uma doença infecciosa febril aguda, causada por um vírus da família Faviridae,  transmitida através do mosquito Aedes Aegypdi, também infectado pelo vírus. Atualmente é considerada um dos principais problemas de saúde pública em todo o mundo, já que não existem vacinas ou medicamentos que impeçam a contaminação e, principalmente, existe a necessidade de que todos se conscientizem dos perigos da dengue e entendam que a sua prevenção é resultado de uma ação das mais simples: evitar o nascimento do mosquito, que se reproduz na água parada, em qualquer tipo de recipiente, 

Existem quatro tipos de dengue, já que o vírus causador da doença possui quatro sorotipos,  denominados DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4 sendo que, no Brasil, já foram encontrados dengue tipo 1, 2 e 3. A dengue de tipo 4 foi identificada apenas na Costa Rica.

Clinicamente a dengue pode se apresentar de quatro diferentes formas: infecção inaparente, em que a pessoa está infectada pelo vírus mas não apresenta nenhum sintoma. A dengue clássica, que é uma forma mais branda da doença e seus sintomas semelhantes aos da gripe: a pessoa infectada tem febre alta, de 39º a 40ºC, dor muscular e nas articulações, dores de cabeça, cansaço, indisposição, enjôos, vômitos, dor abdominal (mais comum em crianças), dentre outros, que duram em média uma semana. Com mais gravidade, a Febre Hemorrágica de Dengue se caracteriza por alterações da coagulação sanguínea da pessoa infectada. Após o terceiro ou quarto dia da evolução da doença, provocando sinromas parecidos com a Dengue Clássica, surgem hemorragias, em virtude do sangramento de pequenos vasos na pele e nos órgãos internos. Se a doença não for tratada com rapidez, pode levar à morte. Por último, a Síndrome do Cheque de Dengue, que é, então, a mais grave apresentação da doença, que provoca uma grande queda ou ausência de pressão arterial. A pessoa apresenta pulso quase imperceptível, palidez, inquietação e perda da consciência. Várias complicações podem ocorrer, como alterações neurológicas, hemorragia digestiva, derrame pleural, problemas cardiorrespiratórios e insuficiência hepática, levando o infectado à morte.

Como a proliferação do mosquito é rápida, além das iniciativas governamentais para interromper o ciclo de transmissão e contaminação, é importantíssimo a colaboração de toda a população,  que não deve deixar água parada em locais como vidros, potes e suas tampas, pratos, vasos de plantas ou flores, garrafas, latas, pneus, etc. Existem plantas, principalmente algumas ornamentais, cujas folhas ou flores também transformam-se em recipientes para retenção de água, que pode acolher ovos e larvas do Aeds Aegypdi. O bom é observar e eliminar qualquer local que possa coletar e armazenar água da chuva ou de qualquer outra fonte.

Portanto, vamos colaborar na limpeza das residências, quintais e lotes e utilizar os serviços de recolhimento de entulhos que a prefeitura está realizando nos bairros, de acordo com roteiro já programado. Não podemos deixar que um pequeno e irracional mosquito interrompa a nossa tranquilidade e provoque mortes em nossa cidade. Todos colaborando na limpeza e na eliminação de recipientes favoráveis à proliferação do mosquito, iremos vencer essa quase epidemia que preocupa a todos nós.

 JUNTOS PODEMOS MAIS

Nenhum comentário:

Postar um comentário