Veja no YouTube

luteciaesp

segunda-feira, 24 de maio de 2010

Orkut, breve história e estória!

Em 19 de janeiro de 2004, surgiu na internet o Orkut, uma rede de relacionamento que hoje é acessada por mais de 23 milhões de brasileiros, Foi criado pelo Google e desenvolvido por Orkut Büyükkokten, engenheiro e projetista chefe que deu origem ao nome desta que é uma das redes sociais mais acessadas no mundo. Foi projetado com o objetivo de ajudar seus membros a conhecer pessoas, encontrar amigos de infância, manter contato com família, amigos e até cumprir outras funções sociais como localizar desaparecidos, oferecer produtos, serviços e outros comunicados, em rede mundial e de forma gratuita. 

Originalmente a sede do Orkut era na Califórnia, mas em agosto de 2008, o Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil, devido à grande quantidade de usuários brasileiros e ao crescimento das pendengas legais que ocorrem da sua utilização em nosso país. É que, apesar de toda essa maravilha da comunicação visual e auditiva a distância poder acontecer em tempo real, esse mundo mágico de compartilhar fotos e enviar recados a um simples toque dos dedos, pode tornar-se um grande problema na vida pessoal e até profissional de seus usuários. O que servia como diversão, cheio de fotografias, depoimentos bonitinhos e carinhosos, troca diária de scraps (recadinhos) tornou-se um instrumento de exposição da vida privada. Já perceberam como se fica exposto ali? Todos que têm a curiosidade de dar uma passeada pelo site e uma “espiadinha” no seu profile (perfil) podem saber de muita coisa sobre você. As pessoas com quem anda, os lugares aonde vai, onde trabalha e em que função, se tem filhos, se fuma, se bebe, se tem namorado, marido, os tipos de recados que você recebe e que dão uma idéia de quem você realmente é. A sua vida fica toda ali. Às vezes, mesmo que você não queira se expor fornecendo muitas informações, ou postando fotos da sua intimidade, um simples recadinho, ou uma foto colocada por um amigo no orkut dele, pode complicar sua vida.
   
            Obviamente você não entra num site desses desejando criar desarmonia, mas tenho vários relatos de confusões que aconteceram por recados ou fotos postadas no Orkut. Exemplo disso aconteceu com um amigo que estava com o namoro meio estremecido e a namorada dele viu um scrap dele no scrapbook de outra garota, amigos em comum, falando sobre uma noite muito louca que os dois tiveram, depois dele ter dito a ela que ia para casa porque tinha trabalho de faculdade a fazer. A loucura da noite foi um socorro dado a um outro amigo que  teve uma crise nervosa. A namorada ficou cheia de caraminholas na cabeça e não adiantou explicar... Ela já tinha a certeza de que eles estavam tendo alguma relação além de uma pura e simples amizade. Portanto, se você não estiver disposto a passar por certas situações que fatalmente irão acontecer, não crie um perfil pra você. Muita confusão pode acontecer, pois ta tudo lá, pra todo mundo ver, e explicar o que está diferente do explícito pode ser muito complicado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário