Veja no YouTube

luteciaesp

sábado, 29 de maio de 2010

Cultura é gênero de primeira necessidade, diz Lula

28 DE MAIO DE 2010 - 8H44


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou ontem (27) durante a cerimônia de reabertura do Theatro Municipal do Rio de Janeiro que a cultura é um “gênero de primeira necessidade” e que por meio dela se constrói uma sociedade mais justa.

“O país não pode prescindir de um metro quadrado de espaço cultural, porque é exatamente por meio da cultura que vamos construir uma sociedade mais justa e humanista”, afirmou.

De acordo com o presidente, a reabertura do Municipal, depois de dois anos de uma ampla reforma, reflete um momento de consolidação de políticas culturais no país. Lula lembrou de programas do governo com objetivo de facilitar o acesso à cultura, como o vale-cultura, e ressaltou as mudanças na Lei Rouanet para a expansão da produção artística no país.

“A cultura deve ser entendida como gênero de primeira necessidade porque assistir a um espetáculo num local tão maravilhoso e singular, como este teatro, alimenta tudo aquilo que nos é caro: nossos sonhos”, disse.

Lula destacou ainda a importância do Municipal para os cariocas, e para os brasileiros em geral, e criticou as administrações anteriores que não se responsabilizaram pela conservação e reforma do teatro. “Todo brasileiro é um pouco carioca. Vocês restauraram não apenas o teatro, que não tem preço, o preço está na autoestima”, afirmou.

Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário