Veja no YouTube

luteciaesp

terça-feira, 15 de junho de 2010

A COPA DO MUNDO, A TAÇA JULES RIMET E SUA VISITA A JOÃO MONLEVADE!



A COPA DO MUNDO, A TAÇA JULES RIMET E SUA VISITA A JOÃO MONLEVADE!


Há 40 anos, o Brasil sagrou-se tri-campeão da Copa do Mundo e, após também 40 anos disputada por diversos países, a Taça Jules Rimet passou, definitivamente, às mãos do Brasil. Foi uma festa, a maior expressão de alegria popular, fora o Carnaval, que eu tinha visto até então.  


A Taça Jules Rimet foi assim nomeada em homenagem ao 3º Presidente da Federação Francesa de Futebol e da FIFA – 1921/1954, o “inventor” da Copa do Mundo (1930).
Em 1971, sob forte esquema de segurança, a taça fez um “tour” por algumas cidades brasileiras e esteve em João Monlevade. Tive a honra de carregá-la, em um carro alegórico, ladeada por minha irmã Rúbia e minha amiga Dalila, do Posto Lulu até o Estádio do Jacuí. Percorremos toda a cidade e, no estádio, havia uma grande festa para recebê-la, com banda de música, discursos e uma partida de futebol. Passei com a Jules Rimet um dia inteiro e foi um dia de muita emoção e uma alegria inesquecíveis, pelo que ela representava e ainda representa.

 Como todos sabem, a Taça, que media 30 centímetros de altura e possuía 3,8 quilogramas em ouro puro, sendo seu peso total de 4 quilogramas, foi roubada na sede da CBF Rio de Janeiro e, poucas horas depois, derretida e transformada em pequenas barras de ouro. O roubo da Jules Rimet, em 19 dez 1983, foi tramado por Sérgio Peralta,  numa mesa de carteado, no bairro de Santo Cristo, zona portuária do RJ. Junto com José Luiz Vieira da Silva, o Luiz Bigode, decorador, e Francisco José Rocha Rivera, o Chico Barburo, renderam o vigia do prédio da CBF e roubaram, além da Jules Rimet, A Taça Equitativa (vice-campeonato mundial de 1950), o Jarrito de Ouro (titulo Panamericano de 1956) e a Taça Independênica, disputada em 1972 em comemoração ao Sesquicentenário da Independência do Brasil.

Em 1988, Sérgio Peralta, que tramou o crime foi condenado a 5 anos de prisão (preso em 1994, cumpriu somente 3 anos), Luiz Bigode e Sérgio Barbudo a 6 anos cada e Hernandes, quem derreteu a Taça , a 3 anos. Bigode, preso em 95, cumpriu somente 3 anos, Sérgio Barbudo foi assassinado em 1989, enquanto aguardava apelação em liberdade e Juan C. Hernandes, nunca foi preso por esse crime, mas por tráfico de drogas.

Mas a despeito do descuido patrimonial, e da falta de responsabilização (apuração e punição pelo descaso), a FIFA ofereceu à CBF uma réplica da Jules Rimet, que ora encontra-se junto aos demais troféus da entidade. Esta foi feita, em 1986, por Eastman Kodak, com uso de 1,875 quilogramas de ouro. Em decorrência desse roubo, a FIFA criou uma outra Taça e definiu que ela nunca pertenceria a nenhum país, ficando a sua posse com o país vencedor da Copa do Mundo somente durante o período da detenção do título.

Uma curiosidade: na base da Jules Rimet, no fundo, havia um compartimento trancado. Perguntei ao representante da CBF o que havia lá dentro e ele me disse que havia UM BRILHANTE REPRESENTANDO CADA COPA DISPUTADA. Será? Acreditei...

Nenhum comentário:

Postar um comentário