Veja no YouTube

luteciaesp

sexta-feira, 18 de junho de 2010

1974 - 1º FESTIAÇO - FESTIVAL DO AÇO DE JOÃO MONLEVADE 27/04 A 11/05





Vamos ficando mais velhos e cada dia mais nostálgicos. Obviamente que, quando adolescentes, mais novos, não temos muito tempo pra saudade. Embora sinta-me muito jovem, sinto também muita saudade do tempo em que o que era bom é que era bom. Hoje qualquer coisa serve. Basta uma propaganda bem feita e pronto: tá na praça. 

Saudade forte do 1º Festiaço, de 1974, em comemoração aos 10 anos de emancipação política e administrativa da nossa cidade, e que aconteceu no Grêmio Esportivo Monlevadense, no Cine Monlevade e Social Clube. Foram 15 dias de muito esporte, arte e cultura: feira de arte e artesanato, IIIº Festival de Música Popular Brasileira, Teatro, Retretas, Desfile da Rainha do Aço, Exposição sobre Aço e sobre as Cidades Participantes, festival de Fanfarras, Torneio de Futebol de Salão, com os Jogos Octogonais, Natação, Atletismo, Voleibol e Queimada.

O IIIº Festival de Música teve a participação de 20 cidades e 40 músicas classificadas. Até o renomado Marcus Viana participou, com a música Crença, que não ganhou o Festival mas fez muito sucesso posteriormente. O juri era formado pelo maestro Erlon Chaves, Elke Maravilha e Márcia de Windsor (também do juri do concurso da Rainha do Aço) e que eram jurados do programa do Flávio Cavalcanti - A Grade Chance. Mas as celebridades não pararam por aí: apresentando o Festival,  Alin Machado e Vera Fisher, que havia sido miss Brasil em 1969 e estrelava vários filmes de pornochanchadas, fazendo muito sucesso. No último dia, estava lindíssima, num vestido longo preto, cuja figura, quem viu, tenho certeza que não esqueceu.

Os shows de encerramento do Festival de MPB foram de Jair Rodrigues, no primeiro dia e, no encerramento, ninguém menos que o Rei Roberto Carlos. Aquele Grêmio quase veio ao chão. Havia gente pendurada nas colunas de aço que estruturavam o Ginásio Dr. Mário Graça. Inesquecível...

E, pra que você busque na memória e encontre, eis o Hino Oficial do Festiaço, que foi cantado durante os 15 dias de sua realização, antes das competições esportivas e apresentações culturais e artísticas. Foi composto por Wagner e Weber Costa, filhos do sempre lembrado Diló:


Hino oficial

Ordem e progresso
geram paz e calor,
é grande sucesso,
dez anos de amor,
da pedra ao aço,
é o nosso labor,
primeiro Festiaço
de paz e amor. 

       Esporte, cultura,canção
       São elos da corrente
       que se chama integração.

Monlevade canta hoje
um decênio de ação,
faz do aço o Festiaço
e pra você essa canção.


Essa era a minha Monlevade!...


Nenhum comentário:

Postar um comentário