Veja no YouTube

luteciaesp

sábado, 20 de novembro de 2010

Encontro de Congados em Parque no Barreiro de Cima

Cultura

Encontro de Congados em Parque no Barreiro de Cima



"O V Encontro de Con gadeiros de Belo Horizonte vai reunir congados de toda a Região Metropolitana como parte das comemorações pelo Mês da Consciência Negra. Também celebrará Nossa Senhora do Rosário e São Benedito com cortejo, procissão e missa. O encontro acontece no domingo, dia 21, das 8h às 17h, no Parque das Águas Burle Marx (rua Ximango, 809, no Barreiro de Cima).
Realizado pela Prefeitura de Belo Horizonte, através da Secretaria Municipal Adjunta de Diretos de Cidadania, pela sua Coordena doria Municipal de Promoção da Igualdade Racial (CPIR), em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social, via Diretoria de Promoção e Educação em Direitos Humanos, o Encontro de Congadeiros tem como objetivo a preservação do patrimônio cultural e religioso de origem africana em nossa cidade.
Originário do continente africano, o Congado está presente em várias regiões do Brasil. Com forte tradição no interior e na capital mineira, há várias Irmandades de Congado mantendo as tradições de seus antepassados, mesclando cultos católicos e africanos através de cortejos, levantamento de mastro e música.
O apoio aos conga deiros na capital está presente no Plano Municipal de Promoção da Igualdade Racial, elaborado pela CPIR e na Lei Municipal 9.934/2010, que institui a Política Municipal de Promoção da Igualdade Racial em Belo Horizonte, que prevê o fortalecimento das entidades sociais e religiosas de matriz africana. O V Encontro de Congadeiros de Belo Horizonte representa o reconhecimento do poder público ao importante papel das Irmandades de Congado na manutenção das tradições e da fé de nossos antepassados.  
Postado por Jorge Espeschit em 16/11/2010"

Nenhum comentário:

Postar um comentário