Veja no YouTube

luteciaesp

sábado, 14 de agosto de 2010

EU ASSUMO ESSE COMPROMISSO

Preocupa-me hoje, mais que sempre, a investida das dogras (crack principalmente) às nossas crianças e adolescentes. Um ditado antigo traduz todos os acontecimentos de hoje em relação à nossa juventude: "O ÓCIO É OFICINA DO DIABO".

Além da questão da droga, muitos outros problemas afligem mães que, com a grande oferta de produtos produzidos pelo mercado capitalista, atrativo para o consumo sempre crescente, precisam deixar o papel de ESTEIO DA FAMILIA, para ocuparem funções no mercado de trabalho. Assim, penso eu, a família vem sofrendo um processo de desestruturação e nossas crianças, jovens e adolescentes vêm perdendo suas referências familiares e morais. 

Embora não seja esse o seu papel, creio que, na atual conjuntura, o Estado deve tomar atitudes, através de escola,  para compensar a ausência da atenção e cuidado familiar, com a criação de legislação específica para a abrangência, em todo o território estadual, e até federal, da ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL. A cultura, o conhecimento, no meu entender, não se limitam às matérias acadêmicas, digamos assim. Há a necessidade da inserção de outros conhecimentos no currículo escolar, tais como artes, música - teoria e instrumentos, escultura, artes cênicas, artesanato e outros. Assim como iniciação às artes, a escola deve incentivar, proporcionar e exigir a prática de ATIVIDADES ESPORTIVAS em diversas modalidades, de acordo com a aptidão e opção de cada aluno.  Portanto, para uma educação completa e para também minimizarmos os problemas sociais que advêm da ausência das MÃES NO LAR, a ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL É UMA NECESSIDADE pois nossos jovens e adolescentes estão cuidados por meio período e "jogados e perdidos" no outro. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário