Veja no YouTube

luteciaesp

domingo, 11 de julho de 2010

HOLANDA X ESPANHA E O MAR, DE LEILA DINIZ - Essa briga é antiga, das Grandes Navegações!!

O Mar (Leila Diniz)


Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
O mar é das gaivotas
Que nele sabem voar

O mar é das gaivotas
E de quem sabe navegar.

Brigam Espanha e Holanda
Pelos direitos do mar
Brigam Espanha e Holanda
Porque não sabem que o mar
É de quem o sabe amar.
.
.
.
Leila Diniz, 1965




Nota: Leila Roque Diniz nasceu no dia vinte e cinco de Março de 1945  (aniversário de fundação do PCdoB no Brasil - 1922), em Niterói, Rio de Janeiro, onde passou a maior parte de sua vida. Formou-se em magistério e foi ser professora do jardim de infância no subúrbio carioca.
Participou de quatorze filmes (que quase não são exibidos), doze telenovelas e muitas peças teatrais. Ganhou na Austrália o premio de melhor atriz com o filme Mãos Vazias.
Leila Diniz quebrou tabus de uma época em que a repressão dominava o Brasil, escandalizou ao exibir a sua gravidez de biquine.
Era uma mulher a frente de seu tempo, ousada e que detestava convenções. Foi invejada e criticada pela sociedade machista das décadas de sessenta e setenta.
Além de ser jovem e bonita, Leila era uma mulher de atitude. Falava de sua vida pessoal sem nenhum tipo de vergonha ou constrangimento Concedeu diversas entrevistas marcantes à imprensa, mas a que causou um grande furor no país foi a entrevista que deu ao Pasquim em 1969.
O exemplar mais vendido do Pasquim foi justamente esse onde houve a publicação da entrevista Da atriz carioca. E foi também após essa publicação que foi instaurada a censura prévia à imprensa, mais conhecida como Decreto Leila Diniz. Perseguida pela polícia política, Leila ficou escondida na casa do colega de trabalho e apresentador Flávio Cavalcanti.
Morreu no desastre de um avião no dia quatorze de julho de 1972, aos vinte e sete anos, no auge de sua fama, quando voltava de uma viagem a Austrália.
Leila Diniz, "A Mulher de Ipanema" , defensora do amor livre e do prazer sexual é sempre lembrada como símbolo da revolução feminina ocorrida na década de sessenta.

http://2.bp.blogspot.com/_0DtWfXbk7g8/SuoSZzEOG9I/AAAAAAAAHco/tbDWDlP0OkI/s320/leiladiniz.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário